Na cultura chinesa, o Festival da Lua ou Festival do Meio do Outono é uma tradição milenar, com muitos significados. Para marcar a data, neste sábado (4), o Ibrachina e o Chinese Club Bridge in São Paulo promoveram uma celebração para convidados, no Ibrawork, em São Paulo.
Os convidados foram recebidos pelo diretor cultural do Chinese Bridge Club, Andre Sun.
“Reunimos os membros do Chinese Club in São Paulo e convidados para essa festa. É uma oportunidade para experimentarem um pouco da cultura chinesa”, destacou.
Ele explica que, no calendário chinês, a festividade cai anualmente no meio do Outono no hemisfério Norte, celebrando a grande colheita e uma oportunidade de desejar um ano de prosperidade.
A programação do evento incluiu karaokê de músicas em mandarim e jogos como pegar feijões com kuàizi, palitos de bambu usados para comer, e o Tou Hu, arremesso de flechas no Jarro. Outra atração foi a oficina de dobradura de papel. O almoço teve um menu especial, incluindo yakissoba, arroz frito, frango xadrez, tofu vegetariano e xiao bai cai cozida.
A chef Jiang Pu preparou coalhada de leite com gengibre, doce tradicional, e comandou a oficina de dobradura de papel, mostrando como fazer uma flor de lótus. “Ensinamos um jogo milenar, fizemos brincadeiras e cantamos. Foi uma oportunidade para todos se divertirem e aprenderem mais sobre a China”, disse.
Estudante de mandarim no Instituto Confúcio na UNESP, Ozias explica que o evento foi uma grande oportunidade de aprendizado prático. “Tivemos várias atividades, experimentamos a culinária tradicional chinesa e vimos de perto como é a comemoração desse Festival tão importante”, sublinhou.
Nativo do México e morando há um ano no Brasil, o estudante de língua chinesa Eduardo comemorou a oportunidade de participar da festa. “Foi uma experiência incrível. Acho muito interessante ver de perto como é a tradição chinesa do Festival da Lua”, enfatiza.
Pelo calendário chinês, o Festival da Lua ocorre anualmente no 15º dia do 8º mês lunar. Ele marca o fim da colheita de verão. Tradicionalmente, as famílias se reúnem em um banquete para comemorar a abundância na segunda data mais popular na China, atrás do Ano Novo.
Veja como foi









