Universidades chinesas atraem cada vez mais pessoa da terceira idade

Universidades chinesas atraem cada vez mais pessoa da terceira idade

Um número crescente de idosos na China está se matriculando em cursos universitários. Essa tendência é impulsionada tanto por iniciativa pessoal quanto por políticas nacionais, em um país cuja população tem vida cada vez mais longa.

Esse fenômeno é ilustrado pelo caso de Tang Lihua, de 72 anos, cuja história ganhou grande atenção nas redes sociais. Um vídeo mostrava sua rotina de duas horas de trânsito para assistir às aulas na Universidade de Wuhan, não em busca de diploma, mas para seu crescimento pessoal.

Este exemplo individual reflete um movimento mais amplo nacionalmente. De acordo com o China Daily, são mais de 1,83 milhão de pessoas com 50 anos ou mais buscando o ensino superior da China. 

O aumento no número de estudantes mais velhos coincide com os esforços do governo para promover o “envelhecimento ativo” e o desenvolvimento de um “sistema nacional de aprendizagem ao longo da vida”. São várias as políticas que incentivam os cidadãos mais velhos a permanecerem intelectual e socialmente ativos.

Muitas universidades expandiram o acesso por meio de programas de ouvinte, cursos especializados para idosos e plataformas de ensino online.

Para esses estudantes mais velhos, as motivações variam. Alguns estão realizando antigos sonhos, que foram adiados por muito tempo, enquanto outros buscam estímulo mental, novas habilidades ou uma maneira de permanecer atualizados em seus empregos. Sua presença no campus está se tornando uma característica cada vez mais comum no cenário do ensino superior na China.

Universidade da Terceira Idade da China

A Universidade da Terceira Idade da China (SUC, na sigla original) foi oficialmente inaugurada em 3 de março de 2023. É um curso online, à distância, dentro da estrutura da Universidade Aberta da China (OUC). 

O projeto da universidade para a terceira idade foca no modelo de "Internet + educação para idosos", integrando ofertas educacionais nas áreas de bem-estar, cultura e lazer. Seus objetivos incluem o desenvolvimento sistemático de recursos educacionais, a construção de plataformas online e a promoção de inovações no ensino para o público maduro. A iniciativa visa formar um sistema de serviços educacionais amplamente acessível, conveniente e padronizado para esse segmento da população.

Gostou da publicação ? Então compartilhe!

Receba nossos conteúdos exclusivos

Assine nossa newsletter e fique por dentro de todos nossos conteúdos exclusivos em primeira mão, não perca essa chance, assine!