Tendo entrado para a história como a animação com maior arrecadação de todos os tempos, “Ne Zha 2” chegou ao Brasil cercado de expectativa. A sessão especial da Noite de Cinema Chinês by Chinese Bridge Club in São Paulo lotou o Cine Marquise do Conjunto Nacional, na noite da última sexta (10).
O filme foi apresentado com seu áudio original, em mandarim, com legendas em português, um diferencial em relação a outras salas de exibição do país, que optaram pela versão dublada.
Depois da exibição, Cecília Melo, professora do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da USP e curadora da Noite de Cinema Chinês analisou os elementos culturais do filme e respondeu perguntas da plateia.

O longa, que no Brasil ganhou o título de “Ne Zha 2 – O Renascer da Alma”, é o maior lançamento de um filme chinês no Brasil. O enredo aborda a mitologia chinesa de uma maneira moderna e tem feito sucesso especialmente entre os jovens. Vencedor de vários prêmios, globalmente, a animação ultrapassou US$ 2 bilhões em arrecadação, ultrapassando “Vingadores: Guerra Infinita” e se aproximando de Titanic.
Cartão de visita para o cinema chinês
“O filme é uma continuação de Ne Zha, lançado em 2019, que já vinha assinalando um crescimento e aprimoramento das produções chinesas. É bastante simbólico esse blockbuster chinês agora chegar ao Brasil e atrair o público, mostrando a cultura e a mitologia do país. Ele mostra uma fusão muito interessante entre a tradição e a modernidade e isso ajuda a explica o sucesso”, explicou Cecília Melo.
A professora destaca que a Noite de Cinema Chinês vem exibindo filmes gratuitamente desde 2023. A iniciativa do Chinese Bridge Club, com apoio do Ibrachina, sempre atrai um público interessado em conhecer mais sobre aspectos culturais da China em exibições no Ibrawork. O sucesso da iniciativa mostrou haver um crescente interesse dos brasileiros por produções chinesas. Melo diz que todas as informações sobre as sessões são disponibilizadas nas redes sociais do Chinese Bridge Club.
O influencer Nathan Riccio, do canal Central Cine, afirma que havia muita expectativa pelo lançamento da animação no Brasil. “A gente falava desse filme durante alguns meses. Eu estava curioso para saber por que tantas pessoas foram assistir esse filme e hoje descobri. Ne Zha me surpreendeu demais, pois mostra a cultura da China, que é incrível, tem muito humor e a técnica de animação é muito bonita”, explica.
A chef Jiang Pu, nascida na China, comemorou a exibição em São Paulo, onde mora. “Eu estava esperando para ver desde o começo do ano, quando foi lançado na China. Achei sensacional, a produção tem imagens maravilhosas, são várias cenas de ação e luta, com uma história muito bem contada. Vale muito a pena ver”, pontua.
Descendente de chineses, a influenciadora Layla Chiu acredita que a exibição do filme é um bom cartão de visitas para quem não conhece o cinema chinês. “Além de muito divertido é um filme lindo. Para quem gosta de cultura oriental é uma aula. No Brasil é difícil ver esse tipo de conteúdo numa sala de cinema. Eventos como esse fazem com que os brasileiros tenham mais acesso e se interessem mais pela cultura chinesa e é muito bom.”

A estudante Roberta Firmino elogiou a iniciativa da Noite de Cinema Chinês. “O nível de animação é incrível. O filme traz um simbolismo muito interessante de temas chineses. Eu estudo mandarim e foi uma ótima oportunidade ver o filme com som original”.
Rhaisa Gaz, que também estuda a língua chinesa, disse ter se emocionado. “Eu me emocionei, principalmente na parte da batalha final, pois juntou uma trilha sonora sensacional com todos aqueles movimentos incríveis. É realmente uma animação que não dava para perder. Quero rever várias vezes agora”, afirma.









